COMO MONTAR SUA EQUIPE E QUAL A MELHOR HORA PARA MONTÁ-LA

Diogo O'Band

“Quer ir rápido, vá sozinho. Quer ir longe, vá acompanhado”
É sobre isso que vamos falar hoje.

Olá meus caros e minhas caras, como vocês estão? Já faz um tempo que não apareço por aqui com algo novo, não é mesmo? Pois bem, hoje vamos falar sobre algo muito importante para a carreira de qualquer artista, a sua equipe.

É inviável pensar em uma carreira a longo prazo sem levar em conta a necessidade de uma equipe. Sem um time trabalhando com você, existe um “teto” de até onde você pode chegar, pois em algum momento você simplesmente não vai dar conta de fazer tudo que é preciso, você vai ter que delegar tarefas se quiser continuar expandindo e crescendo. A hora ideal de montar uma equipe é o momento logo antes de você começar a sentir que tem demandas demais e está gastando tempo com coisas que você poderia delegar a outras pessoas, junto com o momento que você analisa que é financeiramente possível arcar com o investimento de ter mais gente no time com você.

Como já disse algumas vezes, na minha concepção o artista deveria se considerar um empresário quando está fora do palco ou não está nas câmeras, e um bom empresário está sempre pensando no seu “core business”, ou seja, na atividade central que ele faz e que gera mais valor para a empresa. Essa atividade que gera resultado para o artista (Tocar, produzir, tirar fotos, se conectar com fãs etc) não pode ser delegada para outras pessoas, é a atividade central do seu negócio.

Mas como começar a delegar, o que delegar e para quem delegar?
O primeiro passo é ser sincero consigo mesmo(a) ao analisar no que você é realmente bom em fazer e no que você não é. Assim você poderá se concentrar no que você faz bem. Existem artistas que além de fazer músicas excelentes, são designers, editam vídeos e fotos muito bem, escrevem textos maravilhosos e por aí vai. Mas existem artistas que não gostam de fazer suas próprias legendas ou editar seu material visual, e está tudo bem.

Mas pensando friamente no momento que vivemos hoje, chegamos à conclusão que estamos em uma era extremamente conectada onde o visual é muito importante (vídeos, fotos, Stories, Reels, IGTVs, Etc) portanto, é fundamental produzir esse tipo de material. Daí chegamos às perguntas: “Você sabe editar vídeos e fotos?” Se sua resposta for sim, você terá tempo para editá-los? O tempo que você utilizará para essa edição poderia ser melhor aproveitado para outras coisas na sua carreira como produzir novas músicas, sets, conectar-se com contratantes etc? Dependendo das suas respostas para essas perguntas, você chegará a sua própria conclusão se deve ou não chamar alguém para sua equipe para sanar essa necessidade.

Faça essas perguntas repetidamente para ver o que é essencial para sua carreira e se você deve ou não chamar alguém para te ajudar neste ponto. Se você decidir que é necessário chamar alguém, aqui vão algumas dicas para levar em conta quando for procurar alguém:

Se essa pessoa não fizer muitas perguntas a respeito do que você faz e não se interessar em como funciona o seu negócio para que ela possa se encaixar da melhor forma possível, talvez seja uma pessoa que não vai somar tanto assim. Minha política é que se alguém integra minha equipe, ela precisa vestir a camisa do time e cuidar como se a empresa fosse dela. E se ela não ouvir atentamente as suas respostas, isso já é um grande sinal de alerta.

Busque sempre pessoas que façam mais do que apenas “cumprir” o que você delegou, encontre pessoas que dão sugestões, opiniões, que discordam de você e argumentam visando o crescimento da empresa, pessoas que dão soluções e criam junto com você.

Uma equipe é fundamental para o crescimento de qualquer carreira. E lembre-se: temos como objetivo que qualquer relação profissional seja de longo prazo e benéfica para todas as partes envolvidas. Vocês somam esforços para multiplicar resultados.

Um abraço a todos,
até breve,
Diogo O’Band

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

CAROLA É A PRIMEIRA MULHER NO MUNDO A LANÇAR NA GRAVADORA DE MARTIN GARRIX, A STMPD RCRDS. OUÇA 'WHAT THEY WANT'!

Colecionando mais uma conquista em sua carreira, Carola se torna a primeira mulher no mundo a lançar uma música pela STMPD RCRDS, gravadora do holandês Martin Garrix, que tem uma das carreiras mais consolidadas dentro do mercado mundial de música eletrônica e conquistou o título de Melhor/Mais Popular DJ do […]