
No último fim de semana, os amantes da música eletrônica participaram de mais uma edição do Tomorrowland, não apenas na Europa, mas em todo o planeta. Uma experiência inesquecível, concentrada nos dois dias da melhor música de dança, que transformou o palco de Boom (Bélgica) na espetacular ilha mágica de Pāpiliōnem de forma virtual.
A edição presencial do festival teve seu cancelamento devido ao coronavírus e mesmo assim não impediu que o mundo inteiro pudesse reunir novamente, mesmo que de forma virtual, durante o fim de semana. Ultrapassando as fronteiras entre os países e os limites da realidade graças ao trabalho incessante dos organizadores, que em um curto espaço de tempo foram capazes de realizarem uma experiência 3D inesquecível e única.

Do Japão ao México, do Brasil à Islândia, mais de um milhão de pessoas se conectaram a esse festival incomum nos dias 25 e 26 de julho. Pudemos acompanhar 60 dos principais artistas da dance music como David Guetta, Martin Garrix, Steve Aoki, Tiësto, Dimitri Vegas e Like Mike, Charlotte de Witte, Amelie Lens, Paul Kalkbrenner, além dos brasileiros Anna, Cat Dealers, Vintage Culture. Ainda como parte do line a artista pop Katy Perry também fez sua aparição no festival tocando alguns dos seus principais sucessos. Contudo, projetos paralelos de artistas consagrados como VER:WEST de Tiesto , Jack Back de David Guetta e o novo projeto audiovisual de Eric Prydz, [CELL.], tornaram a experiência ainda mais especial.
No total, a ilha de Pāpiliōnem continha 8 grandiosos palcos: MainStage ‘The Reflection Of Love’, Atmosphere, Core, Cave, The Wall, Elixir, Freedom e MooseBar que impressionaram todos pela sua realidade. Criados a partir de quatro conjuntos de filmagens com chroma localizadas na Bélgica (Boom), EUA (Los Angeles), Brasil (São Paulo) e Austrália (Sydney). Nesses cenários, foram construídas quatro cabines de DJ em tamanho real: 6 metros de altura (ou superior), pelo menos 8 metros de largura e outros 8 metros de profundidade.

O amor foi o tema deste ano, sob o título ‘The Reflection Of Love: Chapter 1’ , e foi acompanhado por palestras inspiradoras e motivacionais de 16 líderes de pensamento reconhecidos internacionalmente. Eva De Roo e Aster Nzeyimana coordenaram essas sessões em que nomes próprios como Adrien Moisson, Arnoud Raskin, Ben Francis, Bethany Hamilton, Boyan Slat, , Shaquille O’Neal, Shaun Ross, will.i.am e Yamashita Tomohisa falaram sobre suas paixões e compartilharam mensagens poderosas com as gerações futuras. Uma pena não terem disponibilizado legendas em diversas línguas.
Além das palestras, o festival também contou com outras atividades extras, como receitas de coquetéis e também oum espaço onde foi possível se adentrar em uma grande biblioteca dentro das quais 10 livros que continham perguntas sobre a história do festival deveriam ser encontrados. No entanto, quem fosse mais ligeiro e respondesse todo o questionário corretamente iria ser bonificado com um ingresso para a próxima edição do festival.

Uma produção sem precedentes
A implantação de mídia foi brutal: 6 câmeras Ultra HD 4K dentro das quais foi adicionada a criação de diferentes câmeras virtuais, fato que permitiu ao diretor escolher entre 38 tipos de cenas durante as gravações.
A atmosfera 3D que envolveu o Tomorrowland Around The World teve, segundo a organização, 10 vezes mais polígonos e luzes do que um videogame de computador moderno. E para processar todo este material gravado, com cerca de 300 TB não editados, dezenas de diferentes mecanismos de conversão foram usados por 4 semanas e sem nenhum descanso (24/7). Realmente, se preocuparam com tudo!
Cada palco tinha uma área de 16 quilômetros quadrados e dentro da plataforma, efeitos especiais, espetaculares fogos de artifício, impressionantes shows a laser e uma multidão realista de 280 mil pessoas, que reagiam às viradas emocionantes e melodias com alegria ou zumbidos durante a apresentação.

De fato, a quantidade de tempo e a tecnologia necessária para renderizar todos os vídeos são insondáveis. E como ainda não foi produzido um festival online com essa qualidade, certamente qualquer evento no futuro que cobre por uma transmissão será comparado ao festival belga.
A partir desta quarta-feira (29 de Julho), quem comprou ingressos para o fim de semana passado terá a chance de revisitar o festival e aproveitar todos os sets por duas semanas. Quem não assistiu, pode comprar uma entrada para a plataforma Relive por € 12,50 (cerca de R$ 70) via www.tomorrowland.com.
E você, já pensou em acompanhar toda a magia do Tomorrowland de forma presencial? Clique aqui e confira nosso artigo completo com todas as dicas para te levar ás terras mágicas.