SOUNDCLOUD, SPOTIFY E INSTAGRAM SE MOVIMENTAM PARA AJUDAR ARTISTAS E CRIADORES DE CONTEÚDO NOS TEMPOS DE COVID-19

SOUNDCLOUD, SPOTIFY E INSTAGRAM SE MOVIMENTAM PARA AJUDAR ARTISTAS E CRIADORES DE CONTEÚDO NOS TEMPOS DE COVID-19

Meus caros leitores e leitoras, como estão? Espero que todos bem.
Se existe um fato que podemos ressaltar nos dias de hoje é que tudo mudou. As coisas não serão mais como antigamente e ainda não sabemos ao certo como tudo ficará com o desenrolar desta pandemia que estamos vivendo. Não sabemos ao certo como serão os festivais, como ficarão os clubs e tudo mais que envolve o setor de entretenimento, shows, teatro, cinema e todos aqueles eventos que “quanto mais pessoas assistirem, melhor”.

Mas que isso não seja uma mensagem desesperançosa, muito pelo contrário, a história da humanidade é, de certa forma, uma história de múltiplos obstáculos que pareciam ser intransponíveis que foram superados e nós como espécie nos adaptamos, sobrevivemos e prosperamos.

Nesse momento de adaptação para uma nova realidade, que será transitória ou não, as grandes plataformas voltadas para criação de conteúdo e música estão realizando esforços e investimentos para fomentar o mercado, criar novas oportunidades para artista e fazer com que eles, nesses tempos turbulentos, possam ter meios de ganhar dinheiro e movimentar suas carreiras.

Além de muitos festivais online, movimentos coletivos para vídeos ao vivo e lives independentes, três grandes movimentos de três grandes plataformas me chamaram bastante a atenção nos últimos dias e nesse artigo pretendo mostrar um pouco que o Soundcloud, Spotify e Instagram estão fazendo e planejando para ajudar quem usa essas plataformas como meio de divulgação de seu trabalho e sustento.

Em nota lançada no site oficial do Spotify no dia 25/03, a plataforma anunciou o lançamento de um projeto chamado “Spotify COVID-19 Music Relief” que visa ajudar os criadores de conteúdo do Spotify a passarem por esses tempos turbulentos através de doações milionárias para empresas parceiras que buscam dar suporte financeiro para artistas ao redor do mundo e lançando novas ferramentas no Spotify for Artists.

O interessante desta nova ferramenta lançada no Spotify for Artists é que ela possibilita que os artistas possam captar recursos (dinheiro) de seus fãs diretamente de seu perfil podendo fazer um link direto entre o perfil do artista e uma plataforma de fundraising verificada. Isso dará a cada artista a habilidade de escolher arrecadar fundos para si mesmo, para um artista em necessidade ou para alguma instituição de sua escolha.

Obviamente essa ferramenta será opcional para cada artista e poderá ser usada apenas por aqueles que tiverem interesse. Os que não optarem pelo uso não sofrerão nenhuma mudança em seus perfis e o Spotify já anunciou que não vai ficar com nenhuma parte dos recursos que você conseguir levantar.

Similar ao Spotify mas com alguns recursos a mais, o Soundcloud inova mais uma vez e apresenta ferramentas de grande auxílio aos criadores de conteúdo da plataforma. O pacote de apoio aos criadores de conteúdo inclui (até o momento em que esse artigo foi escrito) uma parceria entre a empresa e o Twitch com um desconto de 50% no SoundCloud Pro Unlimited, um guia de recursos e um horário semana de trabalho para criadores com a equipe de relações artísticas.

Além desta primeira onda de suporte, o Soundcloud também anunciou um investimento de mais de US$ 15 milhões diretos para apoiar os criadores do SoundCloud e um novo botão de suporte a fãs para todos os criadores. Esse botão, similar ao criado pelo Spotify, também leva seus fãs diretamente a uma plataforma de captação de recursos.

Mas o que mais me chamou a atenção do recursos fornecidos pelo SoundCloud foi a possibilidade de suporte promocional gratuito da plataforma a todos os criadores de conteúdo. No restante de 2020 apenas marque seus envios como #GetMorePlays e a equipe editorial da plataforma selecionará até 5 artistas por semana para participar da promoção.

Além disso, a plataforma também anunciou o lançamento imediato do Repost by SoundCloud, um novo serviço de marketing e distribuição onde artistas independentes que desejam levar sua carreira para o próximo nível agora podem usar serviços profissionais de marketing e monetização, além de recursos de distribuição que são líderes no setor.

Por último e mais recente, foi divulgado em sites de music business na internet que o Instagram está planejando criar a possibilidade de monetizar suas lives, tendo em vista que muitos artistas ao redor do mundo agora estão se vendo obrigados a fazer seus shows de maneira virtual. Isso vem em boa hora e como mais uma fonte de renda interessante para os criadores de conteúdo musical.

A plataforma ainda não confirmou se realmente fará as monetizações acontecerem, nem como isso será disponibilizado. O que causa muita confusão até agora é se as Lives do Instagram agora poderão durar mais que apenas 1 hora e como será feito para que os artistas que fazem uso das Lives não tenham seus vídeos derrubados por conta de direitos autorais. Mas isso é um assunto que ainda está em andamento e vamos continuar de olho e analisando como tudo será feito.

Caso realmente isso ocorra, o vídeo a seguir pode te ajudar em como fazer um bom proveito caso essa função seja ativada e conseguir mais fãs para sua carreira.

Espero que esse artigo tenha sido de grande ajuda e valor.
Quaisquer dúvidas, críticas e sugestões podem enviar suas perguntas diretamente para o Inbox do Instagram da @nommadmedia

Um abraço a todos, fiquem bem e até breve.
Diogo.

Fontes de Pesquisa:

One thought on “SOUNDCLOUD, SPOTIFY E INSTAGRAM SE MOVIMENTAM PARA AJUDAR ARTISTAS E CRIADORES DE CONTEÚDO NOS TEMPOS DE COVID-19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

SEJA SÓCIO DO CLUBE INBOX E AJUDE COMUNIDADES CARENTES A SAÍREM DAS RUAS

Com o constante crescimento do coronavírus no mundo, o momento atual é extremamente complicado para todos, mas você que está lendo essa notícia com certeza tem um teto para morar e pode ficar seguro dentro de casa durante o período de quarentena. Mas e que não tem? Como aqueles que […]