VERTENTES DA MÚSICA ELETRÔNICA

André Cruz

Lembrando sempre que, a musica é arte e cada artista classifica seu som, não só pelo gênero, mas também pela mensagem que que deseja transmitir.

Características Sonoras Específicas dos Estilos de Música Eletrônica

Cada estilo de música eletrônica é acompanhado de algumas características sonoras especificas, por exemplo, o estilo deep house possui um “bass” (baixo) bastante característico e já o electro house possui um “synth” (sintetizador), responsável por criar a melodia da música, mais característico.

Cabe a você ouvir várias tracks de determinado estilo de música eletrônica até que seu ouvido fique treinado e saiba diferenciar as principais características de cada estilo de música eletrônica. É muito comum que no início todos os estilos de música eletrônica pareçam iguais, mas com o tempo você vai começar a notar que cada estilo tem suas características especificas.

Os Principais Estilos de Música Eletrônica e as Suas Características

House

Estilo de música eletrônica que surgiu em Chicago, nos Estados Unidos, na primeira metade da década de 1980. Possui batidas bem rápidas variando entre 118 e 135bpm, apesar de apresentar batidas mais lentas no seu surgimento.

batida 4/4 é um dos elementos mais comuns no house, que geralmente é gerado por uma caixa de ritmos ou um sampler. Diversas fontes de som são utilizadas, normalmente sons contínuos que se repetem eletronicamente com linhas de sequência geradas por um sintetizador.

A house music possui várias vertentes como Progressive House, Deep House, Electro House e dentre outras que iremos abordar, futuramente, em um post dedicado somente a este estilo de música eletrônica.

Techno

Estilo de música eletrônica essencialmente dançante, de ritmo acelerado e melodia monótona. Surgiu na década de 1980 e se assemelha ao estilo house.

O nome “techno”, identificava todas as músicas que eram feitas exclusivamente por computador, sem fazer uso de instrumentos musicais tradicionais

Break-beat

é uma vertente da música eletrônica criada pelo DJ Kool Herc na década de 1970, no Bronx, com a técnica do back-to-back, dois discos iguais e um mixer.

É mais conhecido como uma música que se caracteriza pelos samplers de ritmos hip-hop, funk e electro e que logo se modificam e alteram para criar os denominados “breaks”

Drum and bass

Também abreviado como D&B, DnB, é um estilo de música eletrônica que surgiu na metade dos anos 90 na Inglaterra. O gênero é caracterizado por batidas rápidas, próximas a 170 BPM.

Incorporou elementos de culturas musicais como o dancehall, electro, funk, Hip-Hop, house, jazz, metal, pop, reggae, rock, techno e trance.

Trance

Uma das principais vertentes da música eletrônica que emergiu no início da década de 1990. O gênero é caracterizado pelo tempo entre 130 e 190 bpm, com partes melódicas de sintetizador e uma forma musical progressiva durante a composição.

O estilo é derivado do house e do techno, com seus sons industriais, que parecem menos melódicos.

Existem diversas variações do trance, como o popular psy-trance, full on, progressive e dentre outros que iremos detalhar em post exclusivo sobre esse estilo musical futuramente.

Minimal

Como o próprio nome diz, é uma vertente minimalista que segue aquele ditado “less is more” (menos é mais). Este estilo também está ligado ao movimento e a arte minimalista.

Dubstep

Se originou no Sul de Londres, Inglaterra no início da década de 2000.
O gênero é marcado pelo uso intenso de sub graves, sendo quase que como uma adoração aos sons de frequências baixas e também marcados pelos “bass drops” ao fim da introdução da música, em geral aos 16 ou 32 compassos, onde os elementos mais dominantes na estrutura da música são introduzidos de forma impactante.

As raízes do dubstep estão nas versões mais experimentais de produtores de UK garage, buscando incorporar elementos de drum and bass. Alguns artistas de dubstep também incorporaram uma variedade externa, de techno, como Basic Channel e até música clássica.

O que seus DJs preferidos tocam ?

É muito importante que você tenha alguns DJs como referência, e saber diferenciar o estilo de cada artista. Se existe algum DJ que você goste muito das músicas que ele toca ou produz, fique ligado e e pesquise sobre o estilo de música eletrônica característico dele.

 

(fonte: escola de música eletrônica)

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

CONFIRA O QUE ROLOU NA EDIÇÃO DE 15 ANOS DO KABALLAH FESTIVAL

No ultimo sábado 19/05 aconteceu a 3ª edição do Kaballah Festival no Parque Hopi Hari em Vinhedo. A edição contou com mais de 50 artistas e 5 palcos distribuídos entre os vários brinquedos do Parque. Mas o que nós da WOR achamos dessa edição?   Foto: Murillo Ribeiro  Ao chegar no […]